top of page


A importância do aleitamento materno no desenvolvimento psicológico
Muitas pessoas possuem a concepção de que o aleitamento materno só traz benefícios ao estado físico do bebê, pois a amamentação, que proporciona o leito materno, é certamente a fonte mais rica em nutriente protegendo-os, assim, de diversas doenças. Contudo, a importância da amamentação é muito mais do que isso, ele proporciona o desenvolvimento psicológico do nosso bebê.
Para entendermos melhor sobre a sua importância temos que saber: o que é o aleitamento materno?
O aleitamento materno é o meio que a criança recebe o leite materno. Pode ser através da mama, pela mamadeira ou pelo copinho.
Ela é importante na alimentação de forma exclusiva, ou seja, que o bebê se alimente somente de leite materno nos primeiros meses de vida.
A amamentação, um dos meios de aleitamento materno, é o ato de a mãe dar o peito ao bebê. Esse ato é um contato de ambos através da pele e do olhar fazendo com que se crie e fortaleça uma relação de afeto cada vez mais forte.
Assim que o bebê nasce cada um passa a se conhecer, pois o apego entre ambos não nasce repentinamente e não ocorre de forma instintiva, mas é uma relação construída através da interação entre ambos, começando desde as primeiras horas após o parto. Depois eles passam a se reconhecer.
A mãe sendo a fonte de alimento (a partir do contato pela a mama), de cuidado e de carinho para o bebê e este sendo dependente da mãe para tudo. Essa interação vai se tornando mais intenso e a cada mamada consequentemente vai fortalecendo esse vínculo proporcionando o sentimento de amor, satisfação e tranquilidade entre os dois.
Editado por Sandy Worme dos Santos Vianna
Graduanda de Psicologia da UFF
Materno
Exclusivo
Um ato de amor
bottom of page